Consórcio de terreno: vale a pena e como funciona?

Entenda como funciona um consórcio de terreno e porque ele pode ser a modalidade ideal para você. Veja também as vantagens e o passo a passo para simular.

Por DP Consórcios 06 de Agosto de 2024 6 min. de leitura
Consórcio de terreno: vale a pena e como funciona?

O consórcio de terreno é uma forma inteligente e acessível de você adquirir um terreno e construir sua casa própria ou investir em algum projeto imobiliário. Ele também pode representar uma ampliação do seu patrimônio e costuma valer a pena, dentre outras razões, por não ter juros – diferentemente do financiamento.

Neste artigo, conheça todos os detalhes necessários para uma tomada de decisão bem informada sobre os seus próximos passos e entenda em detalhes o funcionamento da alternativa.

Continue lendo tudo o que você precisa saber para optar pelo melhor consórcio para terreno e construção e até escolher o terreno ideal para a sua compra, mas antes realizar uma simulação dentro das suas possibilidades!

Como comprar um terreno com consórcio?

A maneira como funciona um consórcio é a mesma independentemente do bem desejado: primeiro, você se junta a um grupo de pessoas que têm o mesmo objetivo e, depois, cada participante paga parcelas mensais à administradora ou corretora do consórcio para que existam as contemplações.

Entenda mais detalhes abaixo.

Escolha sua administradora e/ou corretora de consórcio

Comece escolhendo uma administradora ou corretora de consórcios confiável e certificada. Então, faça uma simulação e avalie alternativas que mais se encaixam nas suas necessidades e possibilidades.

Faça uma simulação do consórcio

Contando com a orientação de especialistas, através da simulação, visualize o valor das parcelas a serem pagas todo mês, o tempo estimado para contemplação e as condições gerais do consórcio. Adiante, você vai ver o passo a passo para simular: fique tranquilo(a)!

Ingresse no grupo escolhido

Assine um contrato junto à administradora ou corretora do seu consórcio e comece a se envolver com o seu grupo, recebendo novidades justamente através da empresa selecionada para lhe dar todo o suporte necessário.

Pague as parcelas mensais

Depois de sua adesão, comece a pagar as parcelas mensais, pois elas serão depositadas em um fundo comum e depois direcionadas para a entrega das cartas de crédito a todos os contemplados. A carta, então, será usada para a compra do terreno.

Aguarde a contemplação

Existem duas possibilidades de como ser contemplado: por sorteio ou lance. Nos sorteios, realizados mensalmente, um ou mais participantes são escolhidos para receber a carta de crédito. O lance em consórcio, por sua vez, representa uma oferta adicional para aumentar as chances de contemplação.

Depois de contemplado(a), decida como usar a carta de crédito

Você vai receber a carta de crédito no valor contratado e, com ela, terá o poder de negociar a compra do terreno pagando muito menos à vista e aproveitando outras condições vantajosas. Converse com a administradora ou corretora para avaliar todas as alternativas de uso da sua contemplação.

Atenção: atenha-se ao que ficou definido na hora da contratação quando você assinou o contrato do consórcio!

Como fazer simulação de consórcio para terreno em 5 passos

Tem dúvidas específicas sobre a simulação? Ela pode acontecer online e de graça através do site de uma boa corretora de consórcio, por exemplo, e vai ser fundamental para o seu planejamento financeiro.

  1. Acesse o site da corretora selecionada
  2. Selecione o tipo de bem que você pretende adquirir
  3. Busque por “Fazer simulação”
  4. Informe quanto você pode investir e em quanto tempo pretende ser contemplado(a)
  5. Solicite os cálculos e aguarde

Então, avalie os resultados, converse com os especialistas disponíveis para você no mesmo site ou pelo WhatsApp da corretora e, se necessário, faça ajustes, mudando valores ou prazos para encontrar a opção que melhor se encaixe no seu perfil.

Você estará pronto(a) para escolher seu terreno ideal!

Como escolher terreno para comprar com consórcio? Siga estas dicas

Depois de simulado e contratado o consórcio mais adequado para você, a escolha do seu terreno vai depender da avaliação das suas necessidades e dos seus objetivos com ele e da maior precisão possível sobre o tamanho e o formato da área, dentre outros pontos.

Dá uma olhada nas dicas trazidas adiante!

  • Defina se o terreno será para construção residencial, comercial ou investimento.
  • Determine da melhor maneira possível o tamanho e o formato do terreno que você deseja adquirir, pensando na definição anterior. Fique sabendo: terrenos desnivelados, por exemplo, podem exigir mais adaptações e custos adicionais.
  • Certifique-se de que o terreno a ser escolhido tem toda a documentação necessária e está regularizado. Para isso, verifique escritura, registros e certidões.
  • Investigue se o terreno está dentro das normas de zoneamento e uso do solo e se não há pendências legais que possam complicar a aquisição.
  • Cuidado com a localização! Verifique a proximidade da área em relação a serviços, infraestrutura, transporte etc.
  • Pesquise ainda sobre o potencial de valorização do terreno, estude as tendências de mercado e procure saber sobre desenvolvimentos futuros na área que possam impactar.
  • Estude junto à corretora de consórcio a possibilidade de comprar mais de um terreno com a mesma carta de crédito, principalmente em áreas com alto potencial de valorização.

Seguindo estas orientações, tenha certeza de que a escolha vai valer a pena!

Consórcio de terreno vale a pena?

Sem dúvidas, as vantagens do consórcio fazem dele uma excelente opção para adquirir terreno seja para construir ou investir e é sempre importante lembrar você de que o consórcio difere do financiamento e de empréstimos, acima de tudo, porque não tem juros.

Mas caso ainda lhe falte aquele 100% de certeza em relação à decisão, um bom jeito de entender se a proposta realmente faz sentido para você é compará-la com as outras formas de aquisição de terrenos.

Consórcio Financiamento ou empréstimo Compra à vista
  • Sem juros e com parcelas mensais definidas em contrato
  • Planeje-se e pague aos poucos enquanto aguarda a contemplação
  • Juros altos aumentam significativamente o custo total do terreno
  • Parcelas mais altas e menos previsíveis
  • Sem juros, mas para fazê-la acontecer você precisa ter 100% do dinheiro disponível
 

Esclareça outras dúvidas sobre consórcio lendo mais um artigo publicado aqui no blog da DP. Você vai se surpreender: dá para comprar até material de construção!

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Parabéns! Sua inscrição foi realizada com sucesso

Você passará a receber nossos conteúdos sobre consórcio imobiliário e de veículos, tendências e
mercado, cartas contempladas, planejamento financeiro, investimentos e mais!