É verdade! Dá para quitar um financiamento com consórcio, e isso está, inclusive, na Lei do Consórcio!
Embora muitas pessoas contratem a alternativa para adquirir um bem ou serviço de forma menos burocrática, ainda é possível utilizar o valor da carta crédito para outros fins, como a quitação, se livrando se pagar quase o dobro do valor do bem financiado só em juros.
Este artigo explica como e por que seguir com essa opção. Continue lendo!
Pode usar consórcio para quitar financiamento?
Sim, é permitido utilizar consórcio para quitar financiamento no Brasil desde 2008, ano em que foi instituída a Lei do Consórcio (11.795/2008), mas a escolha do tipo de consórcio precisa estar adequada a esse objetivo, e a possibilidade de quitação deve constar em contrato.
E por que usar o consórcio para quitar um financiamento?
Uma vez contemplado(a), a carta de crédito lhe dará poder para negociar descontos na cobrança de juros do financiamento, e você poderá substituir a dívida com instituições financeiras que cobram diversas taxas pelo pagamento das suas parcelas fixas mensais acordadas junto à sua corretora ou administradora de consórcio.
O consórcio não tem juros, e a única taxa acrescida à mensalidade é a administrativa. De quebra, caso sobre algum saldo restante depois da quitação, você pode utilizá-lo para pagar possíveis burocracias restantes.
Quem pode quitar financiamento com consórcio?
Qualquer pessoa pode quitar um financiamento utilizando o consórcio, desde que seja titular tanto do consórcio quanto do financiamento.
Essa é uma norma descrita na Lei do Consórcio, que também informa uma série de outros requisitos importantes. Anote-os!
- Os contratos das duas modalidades precisam ser para o mesmo tipo de produto, ou seja, se a carta crédito estiver ligada ao funcionamento de um consórcio de veículo, o financiamento quitado com ela precisa ser um financiamento também de automóvel ou similar.
- A contemplação deve ocorrer por sorteio ou lance em consórcio.
- A administradora ou corretora de consórcio e a instituição responsável pelo financiamento precisam estar de acordo sobre a quitação.
- É necessário existir a menção ao uso da carta crédito no contrato do financiamento para ele ser autorizado como forma de quitação.
- A carta de crédito deve ter um valor igual ou maior que o saldo total do financiamento.
E mais: ambos os contratos, de financiamento e de consórcio, precisam ter sido assinados depois de 2009.
Se enquadra em todas as exigências e quer seguir em frente com a decisão? Atenção agora aos documentos necessários!
Como usar um consórcio para quitar financiamento?
Estude a fundo o seu contrato firmado junto à administradora ou corretora do consórcio, converse com os especialistas dessa empresa e faça uma lista de tudo o que você vai precisar apresentar aos dois lados para concretizar o seu plano.
Para quitar financiamento imobiliário com consórcio, por exemplo, a maioria das instituições exige apresentação de RG e certidão de nascimento originais, declaração de Imposto de Renda, comprovante de renda, dentre outros. E você ainda deve esperar por sua análise de crédito.
Ficou com alguma dúvida? Escreva uma mensagem direta para @dpconsorcios lá no Instagram! Chegou a sua hora de agir? Conte com uma corretora de consórcios certificada e reconhecida.
Deixe seu comentário ou dúvida