
- A importância do score do consumidor ou score de crédito
- Qual é a diferença entre score de crédito e Cadastro Positivo?
- Então, como o score de crédito afeta a aprovação de consórcios?
- Principais fatores que influenciam no score do consumidor
- Como consultar score de crédito?
- 6 dicas para aumentar seu score de crédito com sucesso
O score do consumidor ou score de crédito é um índice que funciona como uma pontuação atribuída por instituições financeiras para medir o histórico e o comportamento de pagamento de cada pessoa. Sem um bom score, portanto, pode ficar mais complicado fazer um consórcio.
Essa pontuação impacta, por exemplo, nas condições oferecidas por administradoras e corretoras para o ingresso num grupo da modalidade e no uso da carta contemplada. Um índice baixo talvez resulte em exigências mais rigorosas ou na recusa do vínculo por parte da empresa.
Ao longo deste artigo, você vai descobrir mais informações e conhecer estratégias que podem ajudar a aumentar seu score. Boa leitura!
A importância do score do consumidor ou score de crédito
Antes de explorar qualquer outra informação sobre score do consumidor, saiba da importância desse índice: ele é um número que vai de zero a 1.000 e indica o quanto um cidadão brasileiro tem capacidade de manter pagamentos em dia e cumprir com suas obrigações financeiras.
Pessoas com baixo score já enfrentaram ou enfrentam dificuldades na hora de arcar com contas, têm empréstimos em aberto ou o famoso “nome sujo” e talvez estejam mais propensas à inadimplência. Isso fica registrado para todas as instituições do mercado saberem!
Quem mantém um bom histórico financeiro, com pagamentos feitos dentro dos prazos e sem dívidas em aberto, tende a garantir um score mais alto, demonstrando um perfil de menor risco e aumentando suas chances de uma aprovação na tentativa de compra de um produto ou contratação de um serviço, como o consórcio.
Agora, para complementar as informações, atenção: não confunda o conceito com o de “cadastro positivo”.
Qual é a diferença entre score de crédito e Cadastro Positivo?
Enquanto o score de crédito é uma pontuação calculada com base no histórico de pagamentos e no comportamento financeiro dos brasileiros, o Cadastro Positivo funciona como um banco de dados que reúne informações detalhadas sobre contas pagas em dia.
O Cadastro Positivo vai além de um índice de zero a 1.000 e traz o histórico completo de pagamentos regulares de cada consumidor, assim, pode contribuir para um score melhor.
Então, como o score de crédito afeta a aprovação de consórcios?
O score de crédito dos consumidores é utilizado por administradoras e corretoras de consórcio para avaliar a confiabilidade financeira do interessado na contratação. Pessoas com menor pontuação podem não pagar as mensalidades em dia e acabar prejudicando todo o grupo no qual ingressaram.
Também existem empresas que trabalham com a modalidade e analisam o score aliado ao uso da carta de crédito, ou seja, após a contemplação. Nesse caso, para saber se o(a) contemplado(a) será propenso a abandonar o pagamento das parcelas mensais depois de alcançar seu objetivo.
Quanto maior o score, maior a probabilidade de o consumidor ser aprovado rapidamente para um grupo de consórcio, com condições mais vantajosas, como prazos estendidos.
Por outro lado, com um score baixo até é possível obter um consórcio, mas a pontuação pode representar exigências extras, como a de um fiador. Outro artigo explica quando é necessário fiador no consórcio: salve para ler depois.
Principais fatores que influenciam no score do consumidor
Cuide-se, conhecendo os principais fatores que influenciam no seu crédito.
Fatores | Influência |
---|---|
Histórico de pagamentos | Atrasos recorrentes, inadimplência e dívidas em aberto podem reduzir a pontuação, enquanto pagamentos dentro do prazo ajudam a mantê-la alta |
Uso do dinheiro e cartão de crédito | A forma como o consumidor utiliza o dinheiro que tem ou o cartão de crédito também pesa na avaliação |
Tempo de relacionamento com o mercado financeiro | Ter um histórico financeiro longo e estável demonstra experiência no gerenciamento do crédito |
Diversificação das fontes de crédito | A variedade de crédito obtido e utilizado também pode influenciar o índice |
Consultas ao CPF | Consultas excessivas ao CPF podem indicar muitas tentativas de obtenção de crédito em um curto período, o que pode ser interpretado como um sinal de risco financeiro |
Um bom score de consumidor está acima de 700 pontos dentro da escala de 0 a 1.000, indicando solidez no seu histórico e mostrando que você é bom pagador.
Como consultar score de crédito?
Para consultar sua pontuação, pesquise online através do site ou aplicativo do Serasa ou SPC Brasil. Se não tiver cadastro, informe seus dados e confirme sua identidade para conseguir autorização de ingresso na plataforma.
Não gostou do que viu? Existem formas de melhorar a pontuação!
6 dicas para aumentar seu score de crédito com sucesso
Algumas orientações podem parecer clichês, outras nem tanto, mas quem quer aumentar o score como consumidor precisa adotar práticas financeiras saudáveis.
Com a pontuação maior, você mostra aos seus credores que consegue gerenciar seu dinheiro de forma responsável.
- Pague todas as contas em dia
- Recorra menos às linhas de crédito (financiamentos e empréstimos)
- Negocie dívidas e regularize suas relações com as instituições
- Mantenha abertas contas antigas, mesmo que não utilize
- Só consulte seu CPF, histórico e score quando precisar de verdade
- Evite usar todo o limite do seu cartão de crédito (recomenda-se máximo 70%)
Especificamente na contratação de consórcios, experimente também conversar com especialistas de uma corretora da modalidade tanto para obter ajuda no seu processo quanto para esclarecer outras dúvidas sobre o assunto.
Deixe seu comentário ou dúvida