Homem trabalhando em um laptop, usando calculadora em mesa de escritório, mostrando organização e produtividade em tarefas administrativas.

O reajuste de um consórcio não acontece de surpresa: essa atualização periódica do valor das parcelas e da carta de crédito fica previamente definida em contrato. Ela é decorrente das variações de preços no mercado e segue índices específicos.

É o reajuste que garante que o poder de compra do consorciado seja mantido ao longo do tempo e tê-lo em vista vai lhe ajudar a fazer um planejamento financeiro ainda mais adequado à busca pelos seus objetivos.

As atualizações de preços e valores impactam diretamente em quanto você paga pelo seu consórcio, mas também no quanto você vai receber ao ser contemplado(a). Aprenda, agora mesmo, a fazer as contas necessárias.

O que é e como acontece o reajuste de um consórcio?

O reajuste de um consórcio é a atualização periódica do valor da carta de crédito e das parcelas pagas por cada consorciado. Ele fica definido em contrato, acontece uma vez por ano, geralmente amparado no INCC e no IPCA, sempre no “aniversário” de formação do grupo de consórcio, e vale tanto para antes quanto para depois da contemplação.

Isso significa que todo mundo dentro de um grupo vai pagar os valores de suas parcelas reajustados quando chegar a hora.

Sem esse reajuste, o dinheiro disponível para pagar os contemplados poderia não ser suficiente, e a contemplação de cada consorciado poderia não corresponder ao montante necessário para aquisição do bem ou serviço desejado.

Ainda, o reajuste fica diretamente ligado à valorização da carta de crédito e à garantia de poder de compra dos consorciados. Você pode considerá-lo, inclusive, uma forma de combate à inflação.

“Quero monitorar e calcular os reajustes do meu consórcio, o que eu faço?”

Para estar sempre por dentro de tudo, você vai precisar…

  • Saber qual índice rege seu grupo
  • Acompanhar a variação do índice ao longo do tempo
  • Monitorar seu saldo devedor (parcelas em aberto)

Cada administradora define o índice de reajuste dos grupos de consórcio de uma forma, mas todas têm como base o tipo de bem ou serviço a ser adquirido pelo consorciado. O quadro abaixo traz outros indicadores e mais informações.

Índice de reajuste de consórcio Aplicação
Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) Consórcios de imóveis
Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) Consórcios de serviços, principalmente
Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) Mais amplo; consórcios de bens e serviços
Tabela FIPE Consórcios de carros e motos
Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) Apesar de ser possível Consórcios de bens populares

Ao calcular o reajuste de um consórcio, aplique o percentual de variação do índice adotado pela administradora da modalidade ao valor total da carta de crédito. Se o índice aumenta em x%, o saldo devedor e as parcelas do consórcio também serão corrigidos da mesma forma.