Aprenda a escolher corretora de consórcio e conheça funções

Entenda a diferença entre administradora e corretora de consórcios, veja quais as funções da corretora e como escolher a sua.

Por DP Consórcios 12 de Agosto de 2024 - Atualizado em 18 de Agosto de 2024 8 min. de leitura
Aprenda a escolher corretora de consórcio e conheça funções

Uma corretora de consórcios é aquela empresa que vai ajudar você a escolher a melhor opção de grupo para participar na busca por uma carta de crédito e pela aquisição de um bem desejado, como um imóvel ou automóvel.

Essa empresa não só deve lhe mostrar alternativas que estejam dentro das suas necessidades e possibilidades, como também tem a responsabilidade de lhe auxiliar durante todo o tempo do consórcio e de transmitir informações sobre as assembleias, os sorteios e os lances.

A escolha de uma boa corretora, vinculada às melhores administradoras de consórcio do Brasil, portanto, garante mais tranquilidade e segurança para você. Leia este artigo se quiser ficar mais perto das suas metas!

Corretora de consórcios vs. administradora de consórcios: entenda a diferença

Antes de escolher uma corretora de consórcios, você precisa entender qual a diferença entre essa empresa e as administradoras da modalidade, então, aqui vai uma explicação rápida: enquanto as corretoras negociam com os clientes, as administradoras criam e gerenciam os grupos de consórcio e controlam o dinheiro que entra do pagamento das mensalidades, por exemplo.

Elas também têm a missão de realizar as assembleias de consórcio, tudo dentro do que determina a Lei nº 11.795 de 2008. Por outro lado, são as corretoras que apresentam opções e fecham negócios com quem decide aderir à modalidade.

Para exercer seu papel, a administradora precisa ser autorizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen), que também cuida da regulamentação e fiscalização da atividade e, tão importante quanto, é ela ter o reconhecimento da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) para atuar.

Corretora = representante; intermediária
Administradora = responsável pelo grupo

 

Você faz contato com a corretora, os especialistas do time entendem suas necessidades e lhe apresentam as opções disponíveis no portfólio da administradora. Fechou negócio? Saiba que o nome da administradora precisa constar no contrato do consórcio!

A parte boa de contar com a intermediação é ter um atendimento especializado e uma assessoria completa durante toda a vigência do contrato, mas as vantagens ligadas às funções da corretora não param por aí.

Quais são as funções de uma empresa corretora de consórcios?

Mais do que vender consórcios, por ser uma empresa especializada no ramo, a corretora e seus profissionais têm expertise suficiente para entender as necessidades de cada cliente, indicar os grupos mais compatíveis com os respectivos perfis e fornecer suporte não apenas na adesão, mas também depois que o contrato for fechado.

Cabe a ela entender o que o cliente precisa para garantir que seu consórcio seja compatível e, para isso, analisar diferentes cenários e traçar planos estratégicos.

Abaixo, você encontra uma lista com estes e mais alguns dos seus principais papéis.

  • Fornecer suporte especializado
  • Garantir compatibilidade entre o grupo e o consorciado
  • Manter contato direto com o consorciado
  • Fornecer atendimento personalizado
  • Orientar sobre regras e funcionamento da modalidade
  • Explicar como funcionam os sorteios e os lances do consórcio
  • Ajudar na escolha do grupo de consórcio
  • Contribuir com simulações baseadas no mercado

Além de tudo, uma vez que é o elo entre a administradora e o cliente, a corretora pode negociar as melhores condições e taxas para o seu ingresso na modalidade, contribuindo ainda com economias significativas.

Escolhendo uma boa corretora de consórcios você:

  • economiza tempo e dinheiro;
  • tem certeza de que não está caindo em ciladas;
  • conta com alguém para acompanhar o seu grupo continuamente.
  • evita qualquer dor de cabeça durante o processo; e
  • toma decisões mais assertivas sobre lances, já que tem suporte de pessoas com conhecimento especializado.
 

Mas como fazer a escolha? É a resposta que vem a seguir.

12 dicas de como escolher uma corretora de consórcio

Informe-se sobre a empresa e esteja atento(a) a ofertas suspeitas ou valores muito abaixo do restante do mercado na hora de fazer a sua seleção.

Veja um catálogo completo de dicas valiosas!

1. Só confie nas autorizadas

Tenha certeza de que a corretora escolhida é realmente habilitada para comercializar consórcios e que seu vínculo existe com uma administradora devidamente certificada pelo Banco Central e reconhecida pela ABAC.

Você consegue encontrar dados na internet mesmo, conferindo os sites das suas opções e consultando a relação de administradoras credenciadas disponibilizada pelo Bacen.

2. Investigue a credibilidade da empresa

Infelizmente, fraudes e golpes são comuns nesse segmento, então procure saber se a corretora de consórcios é confiável conferindo como está sua reputação através de pesquisas no Reclame Aqui, da consulta às avaliações de clientes no Google e até de comentários em postagens nas redes sociais.

3. Consulte os índices das corretoras

Vale dar uma olhada no histórico das corretoras que mais lhe interessarem para conferir se elas têm boas vendas de consórcios e qual o volume de créditos já contemplados de cada uma. Os números costumam aparecer em páginas como o sobre nós da DP consórcios e dão uma ideia de se as cotas oferecidas têm, de fato, bons resultados.

4. Peça indicações

Caso você ainda não esteja decidido(a), uma indicação de alguém que você confia será bem-vinda! Converse familiares ou amigos que já utilizaram os serviços de uma corretora de consórcios, para saber o que acharam e se vale a pena contratar.

5. Considere os produtos também

Não se esqueça de que você precisa contar com uma corretora capaz de lhe oferecer exatamente o tipo de consórcio que você está buscando, além de condições personalizadas para a sua necessidade.

6. Analise os custos

Então, compare as taxas de administração de cada alternativa e converse com os atendentes sobre outros possíveis custos envolvidos na negociação. Analise se são compatíveis com os serviços oferecidos e com a sua capacidade financeira.

Atenção: desconfie de taxas muito menores do que a média, pois você pode estar caindo num golpe!

7. Escolha aquela que transmite as informações com mais clareza

Uma boa corretora sempre irá oferecer informações claras e detalhadas sobre as oportunidades de negócio, os custos, os prazos, o números de parcelas e as regras de contemplação e não deixará de responder as suas dúvidas por completo.

8. Avalie a qualidade do atendimento

Além de tudo, não tem como a corretora ser uma intermediária e uma fornecedora de suporte se houver falhas ou demoras em seu atendimento. Considere isso com muito carinho para que sua experiência seja tranquila e positiva!

Eficiência, cordialidade, agilidade e profissionais sempre dispostos a ajudar são requisitos básicos para a escolha.

9. Busque comodidade aliada à segurança

Corretoras modernas usam recursos tecnológicos para apoiar os consorciados e até permitem simulações online enquanto disponibilizam múltiplos canais de contato para esclarecimentos de dúvidas e alinhamentos. Elas deixam a jornada dos clientes mais prática.

10. Queira um time de especialistas

Conte com corretoras que possuam um time de especialistas com conhecimentos aprofundados em cada aspecto do consórcio e atualizado em relação ao mercado, com expertises em todos os produtos e máximo preparo para levar orientações assertivas e estratégicas para você.

11. Aposte no acompanhamento personalizado

Quanto mais personalizado e individualizado o acompanhamento que você receber da corretora, melhor! E durante todo o tempo de participação no grupo de consórcio, viu? Não apenas na hoa de fechar negócios.

Esse é um exemplo de benefício que diferencia a empresa de outras, bem como assessoria financeira e suporte jurídico.

12. Preze pela ética e transparência

É importantíssimo ainda que a corretora tenha uma abordagem transparente em relação a todas as condições do consórcio oferecido e uma conduta ética na negociação e na tratativa com seus clientes, portanto, nada de assinar um contrato sem esclarecer cada detalhe!

Outra coisa: fuja de promessas duvidosas que só ficam no acordo verbal e não vão para o papel.

Dica bônus: conheça a DP Consórcios

No decorrer desta leitura, você viu que uma corretora de consórcios confiável e segura precisa ser bem estabelecida e reconhecida no mercado, e a DP Consórcios mais do que preenche tais requisitos, então, nem precisa mais se preocupar com pesquisar!

Corretora autorizada da HS Consórcios, uma das maiores administradoras do Brasil, a DP já tem mais de 10 anos de história e mais de R$ 70 milhões acumulados em créditos contemplados e oferece consórcios imobiliários, consórcios de automóveis e consórcios voltados para investimentos, além de ser dona de seu próprio banco de cartas contempladas.

O objetivo da DP é ajudar você a alcançar metas com planejamento financeiro e gastos mensais que cabem no seu bolso sem pesar! Gosta da ideia? Clique em “Fazer simulação” no botão superior direito aqui da tela e escolha seu consórcio hoje mesmo.

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Parabéns! Sua inscrição foi realizada com sucesso

Você passará a receber nossos conteúdos sobre consórcio imobiliário e de veículos, tendências e
mercado, cartas contempladas, planejamento financeiro, investimentos e mais!