O consórcio é uma modalidade de investimento que não tem juros, diferentemente de empréstimos e financiamentos. Cada membro de um grupo de consórcio paga uma mensalidade para manter o seu nome nos sorteios e nas assembleias, e as taxas cobradas já estão embutidas nesse valor.
Uma das principais taxas de um consórcio é a administrativa, importantíssima para a manutenção do grupo e o fornecimento da carta crédito a cada contemplado. Além dela, a maioria das administradoras também cobra entre 1% e 3% do valor total do bem ou investimento para colocar em um fundo de reserva.
Este artigo conta tudo o que precisa saber sobre o assunto! Continue lendo.
Por que o consórcio não tem juros?
O consórcio não tem juros porque não é um financiamento comum, e as mensalidades pagas pelos membros dos grupos de consórcio é a principal fonte de obtenção do dinheiro necessário para a manutenção das assembleias e dos sorteios.
Em cada mensalidade, já estão embutidas outras cobranças, como as da taxa administrativa e do fundo de reserva sobre os quais você conhece mais detalhes logo adiante.
Sobre a taxa administrativa do consórcio
Considere a taxa de administração ou administrativa uma porcentagem fixa, predefinida e firmada em contrato, já inclusa em cada mensalidade, direcionada pela administradora do investimento para a manutenção do grupo e a garantia de que todos os membros serão contemplados sem problemas em algum momento (por sorteio ou lance de consórcio).
Sobre o fundo de reserva do consórcio
O fundo de reserva, diferentemente da taxa administrativa, pode ou não ser usado pela administradora, apesar de precisar ser pago por cada membro do grupo que quiser concorrer aos sorteios e ter seu nome envolvido nas assembleias, e nada mais é do que um montante reunido como garantia de proteção dos consorciados caso ocorra algum problema no consórcio.
Previsto na Lei do Consórcio, o fundo deve estar detalhado no contrato e corresponde a uma parcela adicional cobrada na mensalidade, que fica entre 1% e 3% do valor total do bem ou investimento. Se não utilizado, ele é devolvido aos consorciados com as devidas correções monetárias.
E as parcelas do consórcio podem sofrer reajuste?
Desconsiderando taxa administrativa e fundo de reserva, é importante você saber que, em algumas situações, os valores das parcelas pagas mensalmente para a participação em um consórcio podem, sim, sofrer alterações, mas isso não tem a ver com cobrança de juros.
Quando o valor do bem tem um reajuste por causa de variações no mercado, isso acaba refletido no valor da mensalidade, por exemplo, inclusive de membros que já tenham sido contemplados – e continuam cumprindo com suas obrigações de pagar o consórcio até o encerramento do grupo para não ficarem com o nome sujo.
Outras situações de reajuste precisam estar conversadas e acordadas entre o consorciado e a administradora ou corretora responsável, além de detalhadas em contrato, assim como as cláusulas de cancelamento e devolução.
A devolução do valor de um consórcio para quem opta por cancelar o consórcio quando ele já está em andamento também não tem juros, mas os montantes pagos por essa pessoa retornam a ela com descontos da taxa administrativa e de multas pela rescisão antecipada. O prazo para esse retorno fica igualmente definido em contrato.
Qual consórcio tem menos juros?
Entender de consórcio é compreender que a modalidade definitivamente não tem juros e que, se alguma administradora ou corretora faz esse tipo de cobrança, está infringindo a legislação. Agora, se você quer saber qual consórcio escolher, aposte naquele que seja certificado e personalizado para as suas necessidades!
Somente confie em empresas certificadas pelo Banco Central do Brasil e pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC), avalie as vantagens dos tipos de consórcio apresentados e entenda qual deles vai lhe deixar muito mais perto de alcançar o seu objetivo no momento.
Encontrou uma corretora de consórcio capaz de ajudar num bom planejamento financeiro, garantir a sua tranquilidade e ainda caminhar ao seu lado rumo à sua meta? Conte com ela. Quando você menos esperar, a contemplação virá!
Deixe seu comentário ou dúvida