Informações gerais sobre o Consórcio Sicoob

O Consórcio Sicoob oferece diferentes modalidades para quem deseja adquirir um bem ou investir num serviço de forma planejada e sem os juros de um financiamento tradicional. Ele é similar aos outros consórcios modernos, mas tem regras e exigências específicas.

Neste artigo, você encontra informações gerais sobre a alternativa e, se quiser mais detalhes sobre as especificidades, recomendamos consultar o site oficial da empresa ou procurar por uma cooperativa do sistema Sicoob no seu bairro ou cidade.

Seguindo em frente na leitura, será possível avaliar opções disponíveis, entender como as taxas são aplicadas e saber o que considerar antes de contratar. 

Como funciona o Consórcio Sicoob?

O Consórcio Sicoob segue a mesma lógica de outros consórcios: opera por meio de contribuições mensais – as parcelas pagas pelos consorciados – e, ao aderí-lo, cada consorciado passa a integrar um grupo no qual todos os participantes têm um objetivo em comum: adquirir determinado bem ou serviço de forma planejada e sem juros.

Outro artigo aqui do blog explica mais sobre o que é um consórcio, caso você tenha interesse em compreender melhor a alternativa. E também colocamos à sua disposição um conteúdo completo sobre dúvidas ligadas ao processo, que vai desde contratar até contemplação!

E, por falar em contemplação, já fique sabendo que recebem a carta de crédito para adquirir o bem ou serviço desejado os consorciados cujas parcelas forem pagas em dia e tanto através de sorteios quanto através da oferta de lances vencedores.

No Consórcio Sicoob, assim como em todos os outros do país, os grupos têm uma quantidade limitada de participantes e prazos de encerramento pré-determinados. São disponibilizadas diversas opções de grupos para atender diferentes necessidades.

Modalidades disponíveis no consórcio do Sicoob
Consórcio de imóveis Imóveis prontos ou terrenos, construção ou investimentos no mercado imobiliário
Consórcio de veículos Carros, motos e veículos pesados,como caminhões, ônibus e máquinas agrícolas
Consórcio para bens duráveis Eletrodomésticos, eletrônicos e equipamentos industriais
Consórcio para serviços Educação, saúde, viagens etc.
 

Quais são as taxas do Consórcio Sicoob?

Consorciados do Sicoob pagam, pelo menos, taxa de administração e fundo de reserva, diluídos em suas mensalidades. Outros custos adicionais podem ficar definidos em contrato.

A taxa de administração costuma chegar a 18% do montante da contemplação, mas varia para mais ou para menos conforme o segmento (imóveis, veículos, bens duráveis ou serviços) e o prazo de vigência de cada grupo.

O fundo de reserva também equivale a uma porcentagem do valor total do crédito e toda administradora de consórcio o cobra, justamente para casos de imprevistos, de inadimplência de participantes ou de insuficiência de saldo no grupo.

Outros custos podem englobar taxa de adesão, seguros e/ou tarifas administrativas e impactar – bastante – no valor final das parcelas, por isso, leia o contrato com atenção e pesquise todas as maiores administradoras do Brasil antes de fechar negócio.

Consórcio Sicoob é confiável?

No Reclame Aqui, plataforma que permite aos clientes avaliarem seu atendimento e deixarem suas reclamações sobre inúmeras empresas brasileiras, o Consórcio do Sicoob é considerado “bom” em termos de reputação.

A nota atribuída a ele está acima dos 5.6 e, do total de consumidores avaliadores, 64% voltariam a fazer negócio. Além disso, chama atenção a quantidade de reclamações respondidas dentre todas as recebidas: 99%.