Homem de barba ruiva sorrindo enquanto dirige um trator em uma fazenda, com uma casa azul ao fundo. Ideal para temas de agricultura e estilo de vida rural.

O consórcio rural é uma alternativa mais econômica, se comparado a financiamentos, e planejada para quem precisa investir em algum bem durável sem comprometer o caixa. Não à toa, ele pode beneficiar o agronegócio como um todo.

Em vez de recorrer a modalidades com juros altos ou burocracias extremas, muitos produtores rurais têm encontrado, no consórcio, uma forma inteligente de viabilizar a compra de máquinas, equipamentos, veículos e até mesmo imóveis rurais.

Assim, fazem melhorias importantes em suas propriedades e ampliam a capacidade de suas produções com mais segurança e previsibilidade, fortalecendo seus negócios e abrindo espaço para novas oportunidades.

Gostou da ideia? Este artigo explica como você pode contratar também!

O que é o consórcio rural?

O consórcio, no geral, é uma modalidade de compra planejada. Quem opta por fazê-lo com foco no campo (consórcio agrícola ou rural), tem suas necessidades exclusivas atendidas, como a de compra de veículos, equipamentos, utensílios ou imóveis específicos.

Quem entra num grupo de consórcio rural deve pagar as parcelas da modalidade todos os meses para ser contemplado por sorteio. Outra opção é dar lances e tentar acelerar a contemplação.

Uma vez recebida a carta de crédito do consórcio, agricultores, gestores de fazendas e outras pessoas do campo podem investir, por exemplo, na atividade agropecuária – sem enfrentar turbulências financeiras!

Como funciona o consórcio rural
Etapa Descrição
Formação do grupo de consórcio A corretora de consórcio forma um grupo de consorciados com interesses similares
Pagamento das mensalidades Todos os participantes têm uma parcela predefinida para pagar todos os meses, contribuindo ao fundo comum
Contemplação dos consorciados A cada mês, alguns participantes do grupo de consórcio são contemplados por sorteio ou lance
Recebimento da carta de crédito O participante contemplado recebe uma carta de crédito para fazer a compra do bem ou serviço desejado
Aquisição do bem desejado Esse participante usa a carta de crédito para adquirir o bem desejado, dentro das condições estabelecidas em contrato

Boas corretoras de consórcio não só oferecem condições adequadas à realidade do campo como costumam considerar a sazonalidade da produção agrícola e pecuária ao firmar contratos com os consorciados, permitindo que os pagamentos das mensalidades estejam mais alinhados às entradas em caixa de cada produtor.

Você pode considerar o consórcio para produtores rurais uma possibilidade de investir com organização e sem imprevistos; uma alternativa que combina planejamento financeiro com flexibilidade, respeitando o ritmo e as particularidades do campo.

O que dá para comprar com consórcio para o agronegócio?

O consórcio agrícola serve para a compra de máquinas, equipamentos, tratores e outros veículos (leves ou pesados), sistemas de irrigação, placas de energia solar, imóveis etc.

  • Máquinas agrícolas: consórcio para a compra de colheitadeiras, pulverizadores, semeadoras e outros equipamentos que otimizam o trabalho no campo
  • Tratores e veículos pesados: o consórcio de tratores ajuda na renovação de frotas e na otimização de processos, que acontecem mais rapidamente com veículos mais novos
  • Painéis de energia solar: esse investimento é voltado para a redução de gastos com energia elétrica e para a conquista de operações mais autônomas a longo prazo
  • Estruturas de armazenagem: a modalidade ainda pode possibilitar construção ou modernização de silos, galpões e armazéns
  • Sistemas de irrigação: se garantir o abastecimento de água é uma das preocupações de quem produz no campo, um consórcio para investimentos nesse sentido não cai nada mal, né?
  • Imóveis rurais: dá para usar a carta de crédito para comprar chácaras, sítios, fazendas ou até ampliar propriedades já existentes

O bem a ser adquirido com a carta de crédito vai depender do contrato firmado entre consorciado e administradora/corretora e das condições do grupo no qual esse consorciado ingressar.

Quais são as vantagens do consórcio para produtores rurais?

Mais do que não depender de financiamentos ou linhas de crédito emergenciais, o produtor que faz um consórcio rural consegue investir sem juros e sem comprometimento do fluxo de caixa.

Além disso, consegue se planejar financeiramente e contar com especialistas que entendem as peculiaridades do campo.

  • Ao contrário dos financiamentos tradicionais, o consórcio não tem juros
  • O valor total investido em consórcio é mais baixo do que o de financiamentos
  • Existe mais previsibilidade de gastos
  • As parcelas podem ser adequadas à realidade financeira de cada produtor
  • Administradores e corretoras de consórcio respeitam a sazonalidade da produção
  • O produtor pode comprar o bem desejado à vista, conseguindo negociá-lo

Para fechar com chave de ouro, a escolha do bem pode acontecer somente após a contemplação, então, o consórcio realmente atende às necessidades de cada produtor e de cada propriedade.

O melhor consórcio para o agronegócio vai ser assim: flexível – e vai ter a carta de crédito constantemente valorizada e o amparo de quem realmente entende do assunto! Faça uma simulação para entender na prática.