Precisa comprovar renda para entrar em consórcio? Por quê?

Você precisará comprovar renda em consórcio quando quiser usar sua carta de crédito para adquirir o bem desejado. Isso porque será necessário mostrar para a corretora através de qual contratou a modalidade que você está apto(a) a pagar as parcelas monetárias predefinidas em contrato mesmo após a contemplação e até a encerramento do seu grupo.

Mas não se preocupe porque a comprovação é muito simples e depende apenas da apresentação de alguns documentos!

Continue lendo este artigo para não ter dúvidas no processo e descobrir o que mostrar à corretora que vai lhe ajudar em sua jornada.

“Fui contemplado no consórcio, preciso comprovar renda?”

Quem deseja usar uma carta de crédito do consórcio é obrigado(a) a apresentar comprovantes de renda ao administradora responsável pelo grupo do qual pertence – e provar condições de arcar com as parcelas monetárias até seu encerramento.

A comprovação ajuda todos os envolvidos na modalidade a evitar sérias consequências da inadimplência. Ela também representa uma garantia de que você poderá utilizar seu crédito com tranquilidade.

Como comprovar renda no consórcio?

Sua empresa de consórcio solicitará documentos pessoais e outros para a corretora comprovação de renda. Depois, seguindo o padrão das análises de crédito praticadas no mercado, vai entender suas condições financeiras no momento da contemplação.

Os documentos aceitos para comprovação de renda em consórcio variam de acordo com o perfil de cada consorciado e também da forma como trabalha cada administradora, bem como do meio de relacionamento entre as duas “pontas” feitas pela corretora de consórcio.

Mas, se quiser se preparar, já deixe a cópia independente de seus documentos pessoais e, se o consórcio estiver em nome de pessoa jurídica, de documentos empresariais também.

“E como autônomos comprovam renda para consórcio?”. Boa pergunta! Pode ser que uma corretora de consórcio solicite declaração de IR, cópia de contratos recentes de prestação de serviços etc. Isso você vai descobrir conversando com os especialistas que lhe atenderem.

Aí, faça uma lista de critérios e providencie tudo o que antes!

“O que acontece se eu não puder comprovar renda?”

Caso você não consiga apresentar a comprovação de renda solicitada por sua corretora, uma alternativa comum é indicar um fiador capaz de garantir que você arcará com suas obrigações até o encerramento do grupo.

Ainda assim, em diversas situações, há facilidade por parte da corretora ou da administradora de consórcio da modalidade na hora da realização de sua análise, principalmente se você tiver um histórico positivo de pagamentos sem seu nome.

Tudo vai depender do que foi definido para ficar no contrato de consórcio, e cabe indicar que, se você optar por não usar sua carta de crédito e, em vez disso, venderá a quem precisar apresentar comprovante de renda à corretora será o(a) comprador(a) da carta.

De um jeito ou de outro, dica primordial: evite contratempos, organizando-se com antecedência e contando com quem entende do assunto!