
O consórcio para Pessoa Jurídica (PJ) é alternativa para quem tem uma empresa e quer investir em nome dela, fugindo dos juros e das taxas de financiamentos – e sem comprometer o fluxo de caixa!
São poucos os requisitos necessários para ingressar num grupo, e quem opta pela modalidade usufrui de benefícios como ausência de juros, pouca burocracia e valorização da carta de crédito.
Donos de CNPJs podem fazer consórcios para aquisição de um imóvel corporativo, a reforma do local em que seus negócios já operam, renovação de frota de veículos leves ou pesados etc., e o formato de investimento vale muito a pena quando envolve administradoras e corretoras confiáveis.
Entenda mais até o final deste artigo!
Como funciona o consórcio para empresas?
Em posse de seu CNPJ, a pessoa dona de uma empresa procura por uma corretora de consórcios e firma um contrato de contratação da modalidade, definindo previamente o bem que deseja adquirir, o valor total da carta de crédito e da mensalidade a ser paga pela contemplação.
A administradora de consórcio vinculada à corretora escolhida forma um grupo de consorciados com o mesmo objetivo, incluindo pessoas físicas e jurídicas, e todo mês acontecem as contemplações por meio de sorteios ou lances no consórcio.
Uma PJ, ao receber sua carta contemplada, pode aplicá-la na compra de imóveis, automóveis ou veículos pesados ou em reformas, bem como investir para alavancar patrimônio, se preferir.
Mas tudo deve ser feito em prol do desenvolvimento da empresa, diferentemente do consórcio cujo contrato fica firmado por uma pessoa física.
Resumindo para você, as etapas para adquirir bens via consórcio PJ acompanham a seguinte lógica:
- Escolha de corretora de confiança
- Ingresso no grupo adequado à meta (renovação de frota, compra de veículo leve ou pesado, compra ou reforma de imóvel ou outra alternativa)
- Pagamento das mensalidades em dia
- Lances opcionais para acelerar a contemplação
- Recebimento e utilização da carta de crédito
Sabendo disso, bastará ter atenção em relação a alguns detalhes para garantir que a sua escolha lhe traga apenas vantagens.
Dicas de especialistas para contratar um consórcio empresarial
Garanta que um investimento em consórcio traga o máximo de retorno para o seu negócio e evite dores de cabeça considerando, na hora da escolha, apenas as melhores administradoras de consórcio do Brasil.
Siga também as orientações adiante.
- Pesquise pelo histórico e a reputação da corretora escolhida
- Considere taxas administrativas e fundo de reserva nos seus cálculos
- Estude o contrato do consórcio de A a Z antes de assinar
- Se tiver dúvidas, não deixe de perguntar
- Pense nos seus objetivos a médio e longo prazo
- Busque entender os melhores meses para lances
E faça movimentos calculados, adequando-se aos requisitos para ingresso na modalidade CNPJ – que existem, apesar de mínimos!
Quadro de exigências para fazer consórcio empresarial
Requisitos | Explicação |
---|---|
CNPJ ativo | Pessoas Jurídicas com CNPJs antigos ou invalidados não podem entrar em consórcio empresarial |
Adequação às leis | Para fazer um consórcio, empresas precisam estar em dia com suas obrigações legais |
Entrega de documentação | A maioria das administradoras exige contrato social, comprovante do endereço e documento dos sócios, se houver |
Histórico de pagamento | Apesar de ser possível fazer consórcio com nome sujo, a contemplação quase sempre está vinculada a uma análise de crédito |
Além de tudo, mesmo ingressando num consórcio como Pessoa Física e não pessoa jurídica, empresários precisam de planejamento financeiro para conseguir pagar suas parcelas em dia, caso contrário, podem até ser expulsos de seus grupos.
Quais as vantagens do consórcio para CNPJ?
O consórcio para Pessoa Jurídica (PJ) não tem juros, não depende de entrada e dá o benefício da valorização anual ao empresário. Essa modalidade tem tanto benefício que fica difícil contá-los nas duas mãos!
- Não tem entrada e nem juros
- Não compromete o capital de giro
- Evita o endividamento ou a aplicação de dinheiro em caixa
- O valor investido é afetado positivamente pela inflação
- Permite investimentos em melhorias e/ou no crescimento
- É uma modalidade segura e confiável
- Contribui com o planejamento financeiro dos empresários
- Pode ser para aquisição de diferentes bens duráveis ou serviços
- Tem muito menos burocracias do que um financiamento
- Vale para empresas de todos os portes ou setores
Gostou do que leu? Continue acompanhando o blog da DP Consórcios para mais informações semanais e bons investimentos!
Deixe seu comentário ou dúvida