
O consórcio do Banco Itaú, instituição que tem quase 100 anos e mais de 200 mil clientes e se destaca por ser uma das maiores instituições financeiras do país, é como outros consórcios modernos: uma modalidade de compra planejada que depende da formação de um grupo.
Através dele, consorciados podem adquirir bens, como veículos e imóveis, fazendo seus pagamentos mensais em dia.
Neste artigo, você confere mais detalhes sobre a alternativa e decide se vale a pena ou não investir.
Como funciona o Consórcio Itaú?
O consórcio do Itaú funciona como a maioria dos consórcios no Brasil e reúne, em grupos, pessoas com objetivos comuns, a exemplo de adquirir um carro, uma moto, uma casa ou apartamento, construir ou reformar etc.
Cada participante do grupo de consórcio contribui mensalmente com o pagamento de uma parcela pré definida em contrato de acordo com o valor total da carta de crédito, ou seja, do montante direcionado para a contemplação.
Também mensalmente, através das assembleias, os consorciados são contemplados através de sorteios ou lances, alcançando suas respectivas metas.
E vale dizer: mesmo com a história e reputação do Banco Itaú, é fundamental que você leia cada detalhe do contrato antes de ingressar num grupo. As regras e taxas podem variar de acordo com a modalidade, como o prazo de duração do consórcio e a portabilidade e transferência do consórcio.
Qual o valor da taxa de administração do Consórcio Itaú?
A taxa de administração do Consórcio Itaú costuma variar de 12% a 20% de acordo com as condições contratuais, o tipo de grupo escolhido pela pessoa consorciada e o valor total do crédito contratado.
Essa taxa é cobrada mensalmente dos consorciados – junto com a parcela e a taxa de fundo de reserva – de todos os participantes do grupo. Sua cobrança acontece de forma proporcional, ou seja, é diluída ao longo de todo o período de pagamento do consórcio.
Agora, veja se as modalidades do Consórcio Itaú se adequam aos seus propósitos!
Modalidades disponíveis no Consórcio Itaú
Quem faz um consórcio através do Banco Itaú pode entrar em quatro tipos de grupos.
- Consórcio de veículos: para adquirir um carro 0 km ou semi-novo
- Consórcio de imóveis: para a compra de casas, apartamentos ou terrenos, para reformas e até para a quitação de um financiamento, com possibilidade de uso do FGTS em lances ou parcelas
- Consórcio para motos: para a compra de motocicletas 0 km ou seminovas
- Consórcio de veículos pesados: para a aquisição de ônibus, caminhões e utilitários, por exemplo, por quem quer renovar frota
Segundo o site da instituição, o consórcio de automóveis tem parcelas a partir de R$ 190 mensais e o de imóveis a partir de R$ 360. Vale averiguar junto aos vendedores qual o tempo de duração de cada grupo.
Só não precisa se preocupar com segurança e confiabilidade! Assim como outras administradoras e corretoras de consórcios do país, o Itaú é confiável.
O Consórcio Itaú é confiável, segundo o Reclame Aqui
Qualquer pessoa que queira fazer um consórcio deve buscar a resposta para perguntas como essa, então, fique sabendo que, de acordo com a plataforma de avaliações Reclame Aqui, o Consórcio Itaú é considerado “ótimo”.
A administradora – que está entre as maiores do Brasil – tem média geral de 7.31 num total de 10 pontos e atendeu a mais de 90% das reclamações recebidas através da plataforma, além de ganhar um selo de confiança da página.
Ainda, cerca de 72% dos consumidores que utilizaram seus serviços de consórcio voltariam a fazer negócio.
Outros artigos deste blog trazem detalhes sobre a reputação de mais empresas que talvez você queira conhecer. Leia também!
Garanta que as suas decisões sejam informadas e até a próxima.
Deixe seu comentário ou dúvida