Tudo sobre consórcio de veículos pesados e o que comprar

Querendo comprar caminhão, trator, ônibus ou até motorhome? Veja como funciona o consórcio para veículos pesados, renove sua frota ou alcance metas sem juros!

Por DP Consórcios 11 de Setembro de 2024 - Atualizado em 12 de Setembro de 2024 4 min. de leitura
Tudo sobre consórcio de veículos pesados e o que comprar

O consórcio de veículos pesados segue os mesmos princípios de um consórcio de automóveis: você escolhe uma administradora ou corretora, ingressa num grupo com o mesmo objetivo de compra, paga as mensalidades e concorre em sorteios ou dá lances para ser contemplado(a).

Essa categoria é mais popular entre cooperativas, transportadoras, empresas agrícolas e pessoas interessadas em entrar no mercado de fretes, por exemplo, embora também seja uma opção para quem deseja comprar até um motorhome – veículo recreativo – e viver em movimento.

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), entre janeiro e setembro de 2023, alguns dados ligados a ela merecem destaque:

  • disponibilização de quase R$ 10 bilhões em créditos (48,7% a mais em comparação com o ano anterior);
  • registro de mais de 748 mil participantes ativos (aumento de 30,9%); e
  • comercialização de 240 mil novas cotas, o equivalente a R$ 35 bilhões de créditos.

Aumente sua frota, renove seu maquinário agrícola ou realize um objetivo pessoal sem juros, sem entrada e sem burocracias desnecessárias! Continue a leitura para saber mais.

O que é o consórcio de veículos pesados?

Este tipo de consórcio de veículos é aquele através do qual uma pessoa contemplada pode decidir comprar caminhões, carretas, tratores, ônibus e similares.

Ele também pode ser visto como um consórcio de veículos para quem quer aumentar frotas ou um consórcio de veículos para a agricultura, já que atende às necessidades de muitas pessoas e empresas de ambos os ramos.

A modalidade funciona como qualquer outro consórcio, e quem participa pagando as parcelas mensalmente do jeito certo concorre a uma carta de crédito com a qual vai poder escolher qual veículo adquirir – negociando à vista!

Abaixo, confira uma lista completa de pesados que você pode comprar após a contemplação.

  • Caminhões
  • Ônibus
  • Micro-ônibus
  • Vans
  • Carretas
  • Motorhomes
  • Tratores
  • Reboques
  • Semi-reboques
  • Carrocerias
  • Máquinas agrícolas

“E eu preciso decidir qual pesado quero comprar antes de entrar no grupo do consórcio?”. Não! Você pode comprar qualquer veículo dentro do que estiver definido no seu contrato com a administradora ou corretora e se encaixar no montante da carta contemplada, então, dá para escolher após a contemplação.

Se tiver dúvidas entre duas ou mais opções, a dica é contratar um consórcio cujo valor total cubra o bem de maior valor. Depois, caso sobrar dinheiro da carta de crédito, dá para fazer um outro investimento similar ou cobrir parcelas pendentes da modalidade!

Lembre-se de que, na parcela, estão incluídos o valor da carta de crédito diluído em mensalidades, a taxa de administração paga à empresa responsável pelo consórcio e um fundo de reserva.

Qual é a taxa de administração ideal para consórcio de pesados?

A taxa de administração ideal para um consórcio de veículos pesados gira em torno de 15% a 20% do valor da carta de crédito contratada. Desconfie de administradoras ou corretoras que cobrem taxas muito abaixo das praticadas no mercado!

Como o consórcio não tem juros, essa porcentagem somada ao restante do pagamento mensal que você vai fazer para poder dar lances e concorrer aos sorteios é o que possibilita o trabalho de gestão do seu grupo, que vai desde a elaboração de documentos até a liberação de crédito.

Seu pagamento todos os meses – assim como o dos outros membros do consórcio – é o responsável por fazer a roda da contemplação girar!

Como fazer um consórcio de pesados ou consórcio para caminhão em 5 passos

Para fazer um consórcio de caminhão ou de pesados, escolha uma corretora de confiança, contrate o crédito do qual você precisa e cujas parcelas caibam no seu bolso, pague as mensalidades em dia e entenda como funciona a dinâmica de sorteios e lances.

Siga o passo a passo adiante para acertar desde o princípio!

  1. Escolha uma corretora de consórcios autorizada pelo Banco Central e que reúna boas avaliações.
  2. Converse com o especialista da corretora para conhecer os planos e grupos disponíveis ou faça uma simulação online se quiser averiguar valores, parcelas e tempo de pagamento.
  3. Assine o contrato e pague suas parcelas em dia.
  4. Fique de olho nas informações que a corretora vai enviar a você sobre as assembleias mensais, os sorteios e as possibilidades de lances no seu consórcio.
  5. Dê os lances quando possível e acelere sua contemplação.

Foi contemplado(a)? Continue o pagamento das parcelas até o encerramento do grupo, mas já aproveitando da sua nova aquisição!

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Parabéns! Sua inscrição foi realizada com sucesso

Você passará a receber nossos conteúdos sobre consórcio imobiliário e de veículos, tendências e
mercado, cartas contempladas, planejamento financeiro, investimentos e mais!