Consórcio de carro vale a pena? Ajudamos você a descobrir

O consórcio de carro vale a pena não só porque é uma opção de compra sem juros, mas porque você pode se planejar financeiramente para pagar as parcelas mensais sem aperto.

Ideal para quem não precisa do veículo em mãos “pra ontem”, a modalidade ganhou um número significativo de adeptos nos últimos anos e só tende a crescer: em dezembro de 2023, segundo a Associação Brasileira de Consórcios (ABAC), já eram contabilizados quase R$ 5 milhões de adeptos em grupos em andamento e R$ 1,7 milhão em vendas de novas cotas.

Ao longo desta leitura, você vai entender os motivos de tanto sucesso e receber ajuda para decidir se a escolha faz sentido no seu momento de vida. Siga em frente!

Quais são as vantagens de fazer consórcio para carro?

Os benefícios dos melhores consórcios de carros começam na ausência de juros, o que já deixa essa opção bem mais leve do que o financiamento, por exemplo, que pode trazer despesas bem salgadas.

Outro ponto positivo está nas parcelas, previamente definidas de acordo com o seu orçamento. Sabe aquele problema do aperto financeiro ou aquelas surpresas desagradáveis no futuro ligadas às variações de valores cobrados todo mês pelo banco? Isso deixa de existir!

Leia também: Como funciona um consórcio de veículos

Então, vale a pena fazer um consórcio de carro?

Se você busca uma maneira de comprar um veículo novo ou seminovo pagando parcelas que não variam mês a mês e que não têm juros, a modalidade definitivamente vale a pena. E não se preocupe com prazos porque, caso queira acelerar a sua contemplação, o segredo está em dar lances no consórcio.

Para decidir entre consórcio e financiamento, é sempre interessante pensar no valor total da carta de crédito bem como no valor dos pagamentos mensais, além de entender se você consegue se organizar financeiramente para oferecer os tais lances que lhe aproximem de verdade da sua conquista, não em todos os meses, mas em alguns específicos.

No mais, conte com uma boa administradora ou corretora de consórcio do começo ao fim do processo.

É melhor financiar ou fazer consórcio?

O consórcio oferece a mesma segurança do financiamento quando sua administradora está adequada à legislação e regulamentada pelo Banco Central (Bacen) e difere da modalidade mais tradicional, acima de tudo, porque quem o contrata não precisa pagar quase duas vezes o valor do veículo só em taxas e juros.

Aqui vai um comparativo interessante:

Consórcio vs. financiamento de veículos
Consórcio Financiamento
O consórcio não tem juros e você sabe exatamente quanto vai pagar por mês para ter seu carro próprio. Além do quê, ele pode ser feito mesmo por quem tem nome sujo.

Seu único ponto de atenção será relacionado ao tempo da contemplação, mas nada que entender os melhores meses para dar lance não possa ajudar!
Ao fazê-lo, você já sai dirigindo o seu carro, mas também sai pagando taxas e juros que podem dobrar o valor final do veículo.

Cuidado com o financiamento, pois, a longo prazo, as parcelas podem comprometer uma parte significativa do seu orçamento. E ainda: só consegue financiar um automóvel quem está “bem na praça”.
 

Agora, caso precise de informações adicionais para a sua decisão, avalie detalhes que diferenciam o consórcio do financiamento de veículos em outro artigo também deste blog. Caso tenha dúvidas mais específicas ou se sinta pronto(a) para sair guiando, entre diretamente em contato com uma corretora de consórcios reconhecida no mercado.

Dirija com cuidado!