Você pode comprar apartamento na planta utilizando o consórcio como forma de pagamento. Contar com uma corretora especializada para fazer isso, com certeza, será o melhor caminho!
A carta de crédito recebida na contemplação, aliás, também serve para a compra de imóvel pronto, mas isso é assunto para outro artigo!
O processo de compra de um imóvel na planta com o consórcio envolve bastante planejamento, adequação às exigências da administradora da modalidade e uma boa negociação com a construtora para garantir que tudo ocorra dentro dos planos.
Vem saber mais!
Posso comprar imóvel na planta com consórcio?
A resposta para essa pergunta é sim. Ao contrário dos financiamentos tradicionais, o consórcio não cobra juros, tendo um valor final muito menor e se tornando alternativa mais econômica inclusive para quem busca adquirir imóvel na planta.
Como funciona o consórcio para apartamento na planta?
Se você pretende contar com a modalidade para comprar apartamento ou mesmo casa na planta, escolha o melhor grupo junto a uma corretora autorizada, pague as parcelas mensais e, se possível, dê lances em busca da contemplação agilizada.
Desde o início das negociações do seu novo espaço, fique ligado(a) nas condições para uso da carta de crédito do consórcio: comprar apartamento ou casa na planta com essa carta geralmente depende da apresentação de uma garantia adicional à administradora do grupo, como outro imóvel já quitado ou uma aplicação financeira.
Com a obra do imóvel ainda em andamento, o próprio imóvel não pode ficar registrado como uma garantia legal de que você vá cumprir com suas obrigações mensais depois de contemplado(a), então, são necessárias outras alternativas para que tanto a administradora quanto o grupo de consórcio, em que todos precisam ter as mesmas chances de alcançarem suas metas, fiquem protegidos.
Mas vale dizer que assim que o apartamento ou a casa deixar de estar na planta, tiver a construção finalizada e for devidamente registrado pela construtora, esse imóvel poderá substituir a garantia inicial.
Tranquilo(a), né? Adiante, confira um passo a passo trazido pelos especialistas da DP Consórcios para você seguir em frente com o seu objetivo!
Como comprar imóvel na planta com consórcio: 5 etapas fundamentais
Tudo começa com a escolha de um grupo e de uma corretora de consórcios alinhados ao seu perfil financeiro, seus desejos e suas possibilidades. Depois de garantir a carta de crédito, você vai precisar negociar com a construtora e se adequar às exigências da modalidade.
Os passos finais serão fazer o pagamento e acompanhar a conclusão da obra. Anote!
1. Escolha o consórcio ideal para seu perfil
Pesquise diferentes administradoras e corretoras de consórcio e analise os grupos disponíveis e oferecidos por cada uma delas, avaliando o valor da carta de crédito, os prazos e a taxa administrativa. Opte sempre por instituições autorizadas pelo Banco Central do Brasil.
2. Aguarde a contemplação
Acompanhe as informações enviadas a você sobre as assembleias de consórcio, dê lances nos melhores meses se possível e aguarde a sua contemplação, seja por lance ou sorteio. Uma vez contemplado(a), você terá direito ao recebimento da sua carta de crédito.
3. Escolha o imóvel e negocie com a construtora
Mesmo enquanto espera a contemplação, vá pesquisando imóveis com valores dentro do montante total da carta de crédito do seu consórcio.
Decida se você vai investir o total da carta na compra do imóvel na planta ou reservar uma parcela para a reforma ou a documentação, por exemplo, e, antes de fechar negócio, verifique se a construtora aceita a modalidade como forma de pagamento, averiguando detalhes sobre as condições.
Finalmente, ao papear com um vendedor, negocie para obter descontos ou benefícios, como isenção de taxas ou um upgrade!
4. Para usar sua carta de crédito, apresente as garantias
Converse com a corretora de consórcios para entender o que você vai precisar apresentar como garantias na hora de “retirar” sua carta de crédito para usar na compra do seu imóvel. A compra de imóveis em construção e sem registro de “Habite-se” pode depender da comprovação de posse de outro bem até que o novo bem esteja regularizado.
Cumpra com as exigências dentro dos prazos combinados.
5. Formalize o pagamento e acompanhe a obra
Após validar as garantias, o consórcio libera os recursos para o pagamento do imóvel e você pode concluir sua compra. A partir daí, acompanhe o andamento da obra, verificando se as etapas executadas, as datas prometidas e a qualidade das estruturas estão dentro do prometido pela construtora.
No futuro, considere usar esse imóvel e fazer um novo consórcio para alavancar seu patrimônio. E fique à vontade para usar o consórcio mesmo que você já tenha começado a pagar, de outra forma, seu patrimônio na planta! É ok comprar apartamento na planta e quitar com consórcio!
Por que comprar apartamento na planta com consórcio?
- Customização: durante a obra, você pode personalizar acabamentos e detalhes do imóvel, tornando-o único e ajustado às suas preferências
- Valorização: com os imóveis na planta sendo mais baratos do que os prontos, quem compra pode vender a casa ou o apartamento depois de pronto (a curto, médio ou longo prazo) e ganhar dinheiro em cima dessa negociação
- Tempo para a organização e o planejamento: o prazo até a conclusão da obra de um imóvel na planta dá ao proprietário a chance de organizar sua mudança e até suas finanças com mais calma
Aqui estão algumas das várias vantagens de fazer um consórcio para comprar imóvel na planta!
Outros benefícios, mesmo da compra de apartamento ou casa já construídos, envolvem a possibilidade de usar o imóvel para ampliação de patrimônio, os juros zero, a negociação à vista com descontos ou benefícios exclusivos e a distribuição das parcelas mensais sem surpresas ou reajustes, ajudando a manter o orçamento em equilíbrio.
E tem mais!
5 respostas para buscar antes de comprar imóvel na planta
Finalmente, para aumentar ainda mais as suas chances de acertar em cheio, busque as respostas para as perguntas que seguem.
- Quem está por trás da obra? – Pesquisar a construtora é fundamental! Analise seu histórico, suas entregas anteriores, as avaliações que ela tem na internet etc.
- A papelada está em ordem? – Documentação e prazo de entrega precisam ser tão sólidos quanto a estrutura de um prédio.
- Eu li o contrato? – Seu contrato é a planta de todo o seu planejamento: leia-o com atenção! Cada detalhe importa, bem como o chamado “memorial descritivo”, para garantir que tudo o que ficou prometido será entregue.
- O cronograma é realista? – Não basta a construtora definir apenas um prazo de entrega da chave do imóvel para você. É fundamental você receber dela um cronograma de etapas, realista e condizente.
- Pensei bem sobre a localização do meu novo imóvel? –Antes de comprar, avalie o bairro, meios de transporte disponíveis, comércios nos arredores, escolas etc. Considere ainda o potencial de valorização da propriedade.
Agora, sim… Pode entrar que a casa é sua! Continue acompanhando o blog da DP Consórcios para mais informações e converse com um especialista se quiser outras dicas também.
Deixe seu comentário ou dúvida