Como ser contemplado no consórcio? 7 dicas para você

Quer conquistar a sua carta de crédito rapidamente? Então, veja sete dicas de como ser contemplado no consórcio!

Por DP Consórcios 09 de Maio de 2024 - Atualizado em 13 de Maio de 2024 5 min. de leitura
Como ser contemplado no consórcio? 7 dicas para você

Para você ser contemplado(a) no consórcio com mais rapidez, será fundamental fazer um bom planejamento financeiro e buscar arcar com alguns lances, seguindo as orientações da administradora ou corretora com a qual você decidir contar.

Não é somente esse fator o responsável pela sua contemplação, mas utilizar esse recurso como estratégia pode ajudar, com certeza!

Neste artigo, veja exatamente o que fazer na trajetória para alcançar suas metas.

Como fazer para ser contemplado no consórcio?

Os principais passos para você ser contemplado(a), independentemente de em quanto tempo virá a carta de crédito, além de não deixar de pagar as parcelas do seu consórcio, são: dar lances, ter controle dos seus gastos e, a depender do seu caso, entrar num grupo que já esteja em andamento.

Mas existem outras possibilidades! Veja todas as alternativas a seguir.

7 dicas do que é preciso para ser contemplado(a) num consórcio

Existem as orientações que são, na verdade, obrigações, e existem possibilidades que, talvez, valha a pena você considerar por aí a depender do seu momento de vida e do contrato que você quiser firmar ou já tenha firmado com a administradora ou corretora de consórcio. Dá uma olhada!

1. Não atrase o pagamento as parcelas

Até dá para fazer um consórcio com nome sujo, o que não dá é se tornar inadimplente porque você não está pagando as parcelas do seu investimento! Garanta estar em dia no pagamento das suas parcelas, porque esse é um dos critérios para que você possa participar dos sorteios e, assim, usufruir de todas as suas chances de ser contemplado(a).

2. Mantenha um bom planejamento financeiro

Outra dica que, na verdade, é praticamente uma obrigação de um(a) consorciado(a)! Manter o planejamento financeiro sempre organizado será uma excelente estratégia para você adiantar a contemplação, afinal, fica muito mais fácil dar bons lances num consórcio quando se tem certeza de que essa escolha não vai prejudicar o seu bolso ou as suas contas no final do mês.

3. Entre num consórcio em andamento

Uma alternativa para a contemplação vir mais rapidamente é você ingressar num consórcio em andamento, já que, nele, você não precisa acompanhar desde a montagem do grupo até o início dos sorteios, e pode concorrer logo de cara à contemplação.

Um grupo existente provavelmente conta com pessoas que foram contempladas antes mesmo da sua chegada, e isso acaba “diminuindo a concorrência”. Além de tudo, você sabe melhor onde está pisando, e consegue absorver mais informações para se planejar e dar um lance do consórcio na hora certa, na quantia certa.

4. Preste atenção aos padrões do seu grupo

Outra boa tática, independentemente do tipo de consórcio escolhido, é analisar o comportamento dos consorciados do seu grupo como um todo e, inclusive, se há alguma característica comum a todos os contemplados.

5. Observe o calendário

Além de monitorar as pessoas, preste atenção também em algumas datas específicas, pois existem momentos do ano em que os lances estão mais propícios a acontecer, enquanto, em outros momentos, eles são menores – e é aí que o seu lance entra em cena, ou melhor, se destaca!

Quando chega a época do pagamento de impostos ou o calendário se aproxima de feriados prolongados, como Carnaval, a tendência é cair o envolvimento financeiro da maioria dos consorciados. Aproveite sua deixa.

6. Atenção especificamente aos lances embutidos

Você já sabe que os lances são uma forma de aumentar as chances de ser contemplado(a) no consórcio, mas o que fazer quando falta dinheiro para dar o seu? Existe a possibilidade, em muitos cenários, dos chamados “lances embutidos”.

Em situações assim, o(a) consorciado(a) abre mão de uma parcela da carta crédito para utilizá-la como parte do lance, de forma a ficar mais próximo(a) da contemplação. Converse com a sua administradora ou corretora para saber se a alternativa está prevista em contrato e quais os ônus e bônus de contar com ela.

7. Utilize seu FGTS

Existe, ainda, a possibilidade de ser contemplado(a) mais rápido no consórcio através da utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), ou seja, sacando a quantia à qual você tiver direito junto à Caixa Econômica Federal e utilizando-a em lances.

E, como quanto maior o valor, maiores as chances de você obter sua carta de crédito, o ideal é juntar o FGTS com mais um dinheirinho reservado no seu planejamento financeiro para, então, “aplicá-lo” nas assembleias, usufruindo de todas as vantagens do consórcio.

Mas atenção: essa opção só vale se o seu grupo for voltado para a aquisição de um imóvel, e, portanto, for um grupo de consórcio imobiliário.

Quer ter certeza de que vai correr tudo conforme o planejado? Acione os especialistas da DP, uma das corretoras de consórcios mais renomadas do país! Conte com quem trabalha para que você não precise contar centavos no fim do mês e tenha a garantia de estar mais perto dos seus objetivos.

Compartilhe:

Deixe seu comentário ou dúvida

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Fique por dentro de todas as
novidades sobre consórcio!

Parabéns! Sua inscrição foi realizada com sucesso

Você passará a receber nossos conteúdos sobre consórcio imobiliário e de veículos, tendências e
mercado, cartas contempladas, planejamento financeiro, investimentos e mais!