Para ganhar dinheiro com consórcio, você precisa se planejar, ter paciência para criar um ciclo sustentável de crédito e ter o foco em tirar proveito da contemplação antecipada, principalmente oferecendo lances.
De quebra, enquanto você paga as parcelas, as cartas de crédito contempladas podem servir como reinvestimento em outros consórcios!
É mais ou menos como fazer um combo de consórcios, investindo em mais de um ao mesmo tempo, mas isso exige muita disciplina para não atrasar os pagamentos e, principalmente, para juntar uma grana extra para dar os lances.
Confira, neste artigo, como se beneficiar da segurança da compra planejada para lucrar.
Tem como ganhar dinheiro com consórcio? 3 dicas para lucrar com a modalidade
Existem diversas formas de ganhar dinheiro com consórcio, como a venda da carta de crédito contemplada ou o uso dela para adquirir patrimônio que gere renda, por exemplo.
Veja mais detalhes de como as principais estratégias podem ser utilizadas!
1. Venda sua carta de crédito contemplada
Muitas administradoras de consórcio autorizam a transferência da carta de crédito após a contemplação. Isso possibilita que você a venda para pessoas interessadas em fazer uma compra de forma imediata, mas que não querem arcar com os juros do financiamento.
Como sua carta é uma alternativa mais barata e que pode ser usada imediatamente, pagar a mais por ela também vai ser vantagem para o comprador.
2. Invista em patrimônio
Essa é uma possibilidade de lucro a médio e longo prazo, focando na aquisição de bens, como imóveis, para gerar receita e reinvestir em consórcios.
Depois da sua contemplação, se você quiser ampliar seu patrimônio, vai ser possível usar a carta para adquirir o bem do seu interesse e, uma vez tendo ele no seu nome, colocá-lo para locação, usando os rendimentos em aluguel para “financiar” novos consórcios e adquirir mais propriedades.
Quase como uma “bola de neve” do lucro!
Com um planejamento adequado, muita disciplina e persistência, o reinvestimento em imóveis se torna uma fonte de renda sustentável a longo prazo.
3. Entre em um consórcio para investidores
Algumas modalidades de consórcio possuem cartas de crédito num valor mais elevado, mas as oferecem garantindo parcelas que cabem no seu bolso e um lucro final corrigido por índices que acompanham a inflação, como é o caso do Índice Nacional da Construção Civil (INCC).
Essas modalidades podem ser excelentes se você se considera ou pretende se considerar um(a) investidor(a)!
Sem falar que não há possibilidade de perder dinheiro com elas, já que o montante fica aplicado pela taxa SELIC, rendendo juros para você.
Converse com a DP Prime quando quiser compreender a proposta em ainda mais detalhes. Você ainda garante um consórcio sem juros e sem entradas, oficializado pelo Banco Central do Brasil, e acesso a consultorias grátis com estratégia personalizada para os seus objetivos, tudo para fazer seu capital alavancar ainda mais.
O segredo para lucrar é abraçar uma estratégia.
Como alavancar patrimônio com consórcio?
O fator “contemplação antecipada” vai fazer total diferença na hora de você alavancar seu patrimônio com o consórcio, já que a aquisição cumulativa de bens pede uma estratégia para acelerar o processo sem detonar seu bolso, ou seja, você vai precisar se planejar para usar sua carta quando for contemplado(a), investir em outra, usá-la novamente e assim por diante.
Aqui estão possibilidades que podem se tornar grandes oportunidades!
Comprando bens de valorização
Escolha consórcios de bens com grande potencial de valorização, como imóveis na planta, e, depois de adquiri-los, negocie-os no mercado para lucrar com a venda ou alugue-os para gerar renda passiva.
Fazendo um bom planejamento financeiro
Faça um planejamento financeiro amplo que permita guardar uma certa quantia todos os meses para que você possa dar lances e antecipar contemplações, usando o consórcio como um complemento de alavancagem do seu patrimônio.
Diversificando seus investimentos
Use o consórcio como uma forma de diversificar seus investimentos, entrando em grupos com os mesmos objetivos de alavancar patrimônio e deixando a opção como suporte para aquisições que seu poder aquisitivo ainda não alcança.
Monitorando o mercado
Embora o consórcio seja uma modalidade de crédito já consagrada no mercado financeiro há mais de décadas, alguns cenários específicos são muito mais propícios para tirar proveito desse tipo de investimento, a exemplo de períodos de taxas de juros elevadas, inflação moderada e valorização de bens específicos.
Reinvestindo os retornos
Se você tem como objetivo o crescimento patrimonial, considere seus lucros no consórcio como insumos para novos investimentos, usando os valores ganhos para acelerar novas contemplações em outros grupos com lances.
Conforme você for tornando o consórcio parte da sua rotina de investimento, não deixe de verificar mudanças ou restrições que possam surgir ao longo do tempo e, para fazer essa verificação, sempre confira os contratos e certifique-se de que os benefícios que você está buscando estejam sendo oferecidos pela corretora contratada.
Quanto mais cuidado você tiver e quanto melhor for o seu relacionamento com a corretora ou administradora, menores os riscos de um consórcio dar problema – que já são baixíssimos! Outro artigo do blog da DP explica como saber se um consórcio é confiável e responde qualquer outra dúvida ligada ao assunto. Deixe-o à vista para ler depois que terminar este!
Como começar a investir em consórcio?
O primeiro passo para investir em um consórcio é escolher uma corretora confiável, que ofereça planos alinhados aos seus objetivos e sua condição financeira. Você já chegou à DP Consórcios, então, basta entrar em contato com um consultor para apresentar suas metas!
Depois, defina o tipo de consórcio de que quer participar. Na DP, você pode escolher entre “veículos”, “imóveis”, “reforma e construção”, “náuticos”, “inovações sustentáveis”, “tratores e equipamentos” e “pesados”, para comprar ônibus ou caminhão.
Escolheu sua modalidade? É só conferir qual parcela cabe no seu bolso através das simulações feitas pelo site mesmo, e formalizar a contratação fornecendo alguns documentos solicitados e fechando o contrato.
O próximo passo vai ser comemorar a contemplação. Só não podemos ajudar com qual espumante você vai escolher para estourar nesse momento, de resto, conte com a gente!
Deixe seu comentário ou dúvida