
O consórcio contemplado funciona da seguinte maneira: uma corretora da modalidade oferece, a quem se interessa, uma carta de crédito já disponível, ou seja, já contemplada, permitindo a aquisição imediata do bem desejado – um veículo ou imóvel, por exemplo.
Quem opta pelo consórcio contemplado atinge seu objetivo sem precisar oferecer lances ou esperar ser sorteado entre os participantes de um grupo.
A opção é atraente por causa de seu retorno imediato, por que não tem juros como tem o financiamento e por permitir planejamento e controle financeiro, mas, para acertar na escolha, você vai precisar contar com especialistas.
Este artigo explica!
O que é e como funciona um consórcio contemplado?
O consórcio contemplado é aquele em que uma pessoa tem acesso imediato a uma carta de crédito (carta contemplada), comprando-a junto a uma corretora da modalidade e podendo usá-la “de bate e pronto” para adquirir bens ou serviços.
As cartas de crédito já sorteadas ou conquistadas por lances pelos consorciados pertencentes a grupos dessas corretoras são vendidas aos seus “banco de contempladas”, tornando-se um recurso financeiro disponível para outras pessoas – que as comprarão em seguida.
E são várias as vantagens do consórcio contemplado, desde que sejam seguidas as regras previstas em contrato.
Quais são as regras do consórcio contemplado?
Assim como no funcionamento de qualquer consórcio, a principal regra para participação em consórcio contemplado é a do pagamento obrigatório das parcelas restantes – até que seja quitado o valor integral da carta de crédito.
Outros critérios ficam estabelecidos por quem maneja o banco de contempladas em questão.
Fora isso, caso você esteja em dúvida especificamente sobre as taxas do consórcio contemplado, fique tranquilo(a): na DP Consórcios, por exemplo, são cobradas apenas taxa de administração e fundo de reserva, e ambos os valores se diluem no valor das mensalidades.
Eventualmente, será necessário pagar uma terceira taxa, a de seguro, caso o consórcio escolhido ofereça esse tipo de cobertura.
Como usar a carta de crédito contemplada? 5 passos até a sua conquista
Para fazer consórcio contemplado, siga alguns passos que vão desde a transferência da titularidade da carta até a escolha e a compra do bem ou serviço em que você está interessado(a).
Vamos juntos?
- Peça a transferência da titularidade da carta contemplada escolhida para o seu nome
- Faça sua atualização cadastral junto à corretora do consórcio
- Escolha o bem que deseja comprar e certifique-se de que o valor da carta cubra seu custo (total ou parcialmente)
- Aproveite o poder de negociação à vista para “pechinchar” junto aos vendedores do bem ou serviço que você deseja adquirir
- Continue pagando as parcelas restantes do consórcio até a quitação total
É verdade quando dizem que alcançar objetivos com planejamento e sem espera pode ser simples!
O que escolher: financiamento ou consórcio contemplado?
Como uma das mais confiáveis corretoras de consórcios do Brasil e vinculada à administradora Magalu Consórcios, a DP garante: o consórcio contemplado é mais econômico e planejado do que um financiamento. A modalidade não tem juros, nem burocracias, e permite melhores negociações.
Não bastasse, a única vantagem do financiamento em relação ao consórcio – que seria a menor espera para o alcance de uma meta ou objetivo – deixa de existir no caso da compra de cartas já contempladas.
Quer mais? Veja esta lista de benefícios:
- Compra imediata do bem ou serviço desejado
- Previsibilidade de gastos e controle financeiro garantido
- Planejamento dos pagamentos com parcelas fixas mensais
- Impacto positivo da inflação com a valorização da carta
- Investimento comprovado para ganhar dinheiro ou ampliar patrimônio
- Flexibilidade na hora da escolha do bem ou serviço
- Despachante imobiliário sem cobrança (exclusivo DP Consórcios)
- Consultoria personalizada (exclusivo DP Consórcios)
Entre em contato agora mesmo! Quem sabe você não garante até um descontinho?
Deixe seu comentário ou dúvida