Alavancar patrimônio com consórcio também pode ser uma opção inteligente para potencializar os seus recursos sem colocar em risco aquilo que você já conquistou, portanto, a modalidade pode, sim, ser um ótimo tipo de investimento.
Esse diferencial existe porque o consórcio é capaz de se adequar a diferentes perfis e objetivos, gerando retorno tanto a curto quanto a médio e longo prazos conforme a estratégia de alavancagem adotada pelo(a) consorciado(a) junto à sua administradora ou corretora.
Chegou aqui porque está buscando uma alternativa eficaz e planejada para fazer um pé de meia ou porque quer diversificar sua renda? Leia este guia até o final!
“Alavancagem”, como assim?
O conceito de alavancagem patrimonial consiste em você utilizar determinados recursos para adquirir ativos que vão lhe ajudar a valorizar seu patrimônio ou a conseguir maior geração de renda ao longo do tempo.
Aquele vizinho que, vendo a valorização do terreno herdado da família, decide construir três casas nele e coloca as propriedades à venda está alavancando patrimônio. O mesmo vale para aquele empresário que adquiriu um imóvel com salas comerciais e passou a obter uma renda mensal através de aluguéis.
Gosta da ideia, mas não tem um ativo? É aí que o consórcio entra como alternativa!
Entenda o que é a alavancagem com consórcio
A pessoa consorciada que opta por aproveitar as facilidades de acesso ao capital proporcionadas pelo consórcio pode gerar mais receita a partir de um bom investimento.
Essa pessoa, em vez de entrar em um grupo de consórcio visando adquirir um patrimônio específico para uso próprio, como um carro ou um imóvel, terá o objetivo de ganhar dinheiro com o consórcio, ou seja, de lucrar com a carta de crédito.
Isso acontecerá, por exemplo, através da venda da própria carta ou da venda ou locação do bem adquirido.
E as vantagens de usar a modalidade como forma de alavancar patrimônio são várias: dá uma olhada a seguir.
Por que o consórcio pode ser a melhor opção para alavancagem de patrimônio?
Segurança, facilidade de acesso e versatilidade de investimento se destacam entre os benefícios de tomar essa decisão.
Confira detalhes!
Custo baixo
A modalidade está livre dos juros presentes nos financiamentos tradicionais que reduzem sua capacidade de investimento. Além disso, você não precisa dar nenhum valor de entrada.
Investimento mais seguro
Um consórcio confiável lhe permite concretizar seus projetos de maneira planejada e de acordo com sua capacidade financeira, e não tem os riscos atrelados à imprevisibilidade ou variações do mercado.
Versatilidade
Diferentes tipos de consórcio trazem diferentes possibilidades de retorno financeiro a partir da contemplação e, portanto, da obtenção da carta de crédito.
Dentro das alternativas, cabe à pessoa consorciada (e contemplada!) encontrar uma estratégia compatível com seus objetivos e o tempo em que ela deseja alcançá-los.
Agora, entenda quais atitudes tomar para acertar na hora de definir o seu plano.
Como usar consórcio, inclusive para alavancar patrimônio?
Independentemente de o seu objetivo com o consórcio ser alavancar patrimônio ou conquistar um bem, depois que você entender como ser contemplado(a), entre em ação: planeje-se, pague tudo em dia e escolha como você deseja alcançar a sua meta ou se você vai vender a sua carta.
Planeje-se
Defina qual produto você deseja adquirir, o valor que poderá investir todo mês nas parcelas e qual a estratégia que vai adotar quando chegar ao seu objetivo.
Se a sua escolha for um consórcio imobiliário, pondere desde já se você vai comprar um apartamento ou uma casa com a carta ou se vai reformar algum imóvel que já tenha. Por fim, pense sobre qual será a sua pretensão em seguida: alugar, vender etc..
Tenha claro também o lucro que você almeja e o prazo para a concretização desse retorno.
Feche negócio
Faça a adesão do seu contrato junto a uma administradora ou corretora de consórcio certificada e reconhecida no mercado! E escolha um grupo com características compatíveis ao plano que você traçou, ponderando valor da carta, prazo, parcelas mensais etc..
Pague as parcelas
Uma vez que sua participação no grupo tenha sido efetivada, seu compromisso será o de realizar o pagamento das parcelas em dia – a não ser que você queira fugir da contemplação e ficar com o nome sujo!
Essa prestação dependerá do valor total da carta de crédito e do que ficar definido em contrato junto à administração do consórcio. Lembrando que a modalidade não tem juros e nem entrada.
Aja a favor da contemplação
Mensalmente, serão realizadas assembleias envolvendo os consorciados de um mesmo grupo – o seu! – para definir quem será contemplado naquele mês e receberá a carta de crédito com o valor integral do consórcio.
Você pode usufruir das dicas de outro artigo publicado aqui no blog da DP, sobre como ser contemplado(a) em consórcio, para conseguir seu bem ou serviço mais rapidamente.
Aplique a carta de crédito
Com a carta de crédito liberada, você poderá colocar em prática o seu projeto e escolher o bem que pretende adquirir para, em seguida, tê-lo como uma alavanca do seu patrimônio.
Mas continue pagando normalmente suas mensalidades até a dissolução do seu grupo. Importantíssimo!
Comprou um apartamento ou um conjunto de escritórios? Sua alavancagem será o aluguel. Reformou uma casa? Que tal colocá-la no AirBnb? Adquiriu um carro zero? Dá para trabalhar com aplicativos de transporte no mais alto nível de atendimento (conhecido como “Black” por muita gente). Tem um financiamento andando e não quer mais gastar dinheiro com juros? Use a carta para quitar.
E assim por diante!
Como construir patrimônio com consórcio: 5 melhores alternativas
A tabela abaixo traz exemplos de maneiras através das quais um consórcio pode ajudar na alavancagem patrimonial baseada em objetivos específicos. Dá uma olhada!
OBJETIVO | OPORTUNIDADE PROPORCIONADA PELO CONSÓRCIO |
Gerar lucro a curto prazo ou quitar um financiamento imobiliário | Vender a carta de crédito contemplada |
Viver de renda passiva | Adquirir imóveis para locação |
Ter uma aposentadoria confortável | Adquirir propriedades para valorização |
Aumentar o valor do seu bem atual | Contratar consórcio para reforma |
Obter uma fonte de renda | Adquirir veículo para trabalho |
Agora, topa entender cada alternativa de forma mais detalhada?
1. Compra e revenda
Quando você é contemplado(a) num consórcio, a carta de crédito permite o pagamento à vista do bem pretendido, o que possibilita negociar bons descontos com os vendedores e ampliar sua margem de lucro ao revender esse patrimônio.
2. Aluguel de imóvel
Você pode adquirir um imóvel a partir do consórcio e colocá-lo para alugar, usando a renda obtida com o aluguel para amortizar as próprias parcelas do consórcio (o que é chamado de “autoquitação”) ou para investir em novas cotas e participar de novos grupos, sendo contemplado(a) novamente e repetindo a ação, criando um ciclo de crescimento patrimonial.
3. Aquisição de propriedades
Outra opção possibilitada pelo consórcio é a aquisição de terrenos com potencial de valorização, como aqueles em novos bairros ou condomínios com boas perspectivas de desenvolvimento, e a posterior revenda do próprio terreno ou a construção de um imóvel a ser locado ou vendido no futuro.
4. Venda da carta contemplada
Se a intenção for obter um retorno mais imediato, é possível negociar a carta contemplada no consórcio com outra pessoa que esteja interessada em adquirir aquele bem obtido com ela.
Negociações assim trazem lucro para você e lhe deixam mais liquidez para novos investimentos, mas precisam ser autorizadas pela administradora ou corretora com a qual você firmou contrato.
5. Quitação de dívidas
Tem um empréstimo ou financiamento com juros pesados que está comprometendo seu orçamento? Experimente utilizar o crédito obtido no consórcio para negociar e quitar essa dívida e, assim, restabelecer suas finanças e liberar renda para novos projetos. Isso também é alavancagem patrimonial, viu?
Faça parte da DP Consórcios
Comece a ter resultados o quanto antes contando com uma corretora de consórcios confiável para tirar cada projeto do papel. Na DP Consórcios, você encontra alternativas que se adequam às mais variadas estratégias de lucratividade e investimentos, com taxa administrativa adequada à realidade do mercado e consultoria grátis sempre que você precisar.
Converse com um especialista para investigar ainda mais possibilidades, a exemplo de formação de frotas de automóveis para locadoras ou de caminhões e carretas para transportadoras e até construção de prédios, salas comerciais ou casas geminadas que podem render frutos no futuro, e seja bem-vindo(a)!
Deixe seu comentário ou dúvida